O I CICLO DE LIVES DO G-TERCOA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PERÍODO PANDÊMICO: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA

Autores

  • Gabriela de Aguiar Carvalho
  • Glessiane Coeli Freitas Batista Prata
  • Taiane Aguiar Sales Santana
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

Em meados de 2020, o mundo se deparou com um vírus que ocasionou inúmeras mudanças em nossa sociedade. A realização de Webconferências, Lives, Seminários e eventos virtuais foram uma alternativa encontrada para fomentar a continuidade da formação docente. Visa-se com esse trabalho apresentar a importância do I Ciclo de Lives do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-Tercoa/CNPq) para a formação de professores no contexto pandêmico. Para discutir a formação de professores, baseia-se nas contribuições de Tardif (2002) e Imbernón (2009, 2010). Desta forma, propôs-se a realização do Ciclo de Lives – Educação Matemática: Ressignificando o trabalho pedagógico pós-pandemia. Discutiu-se sobre: educação Matemática, Inclusão e pandemia, entre outros temas. O I Ciclo de Lives ocorreu entre o período de vinte de setembro a dois de outubro do ano de dois mil e vinte, totalizando 06 encontros virtuais. Para a realização do evento, segue-se a seguinte metodologia: a) Formação do grupo de organizadores; b) escolha da temática central do evento; c) escolha dos palestrantes; d) Convite ao palestrante sugerido; e) após o aceite do palestrante, inicia-se a confecção da filipeta, e por fim; f) Divulgação nas redes sociais do G-tercoa, bem como em grupos de mensagens instantâneas. A partir da análise do preenchimento das seis listas de frequência das palestras, percebe-se que 33% dos participantes são alunos da Graduação de outras Instituições de Ensino Superior (IES); 10% são alunos da Graduação da UFC; 29% são professores da Educação Básica; 5% são professores do Ensino Superior; 8% são alunos da Pós-graduação de outras IES; 4% são discentes da Pós-graduação da UFC; e por fim, 11% não responderam. Considera-se importante a realização do I Ciclo de Lives por suas contribuições acerca de temáticas importantes para a formação de professores e propôs-se então a realização do II Ciclo de Lives, como oportunidade de formação docente no contexto pandêmico.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

III Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação