PARA CONHECER O MICRO É PRECISO CONHECER O MACRO: INTRODUÇÃO A MORFOLOGIA BOTÂNICA NA DISCIPLINA DE ANATOMIA DAS ESPERMATÓFITAS PARA ALUNOS DA ZOOTECNIA (UFC)

Autores

  • Hugo Pereira do Nascimento
  • Italo Antonio Cotta Coutinho

Resumo

O estudo de botânica está presente em muitas áreas afins das Ciências Biológicas, e no âmbito da Zootecnia não é diferente. Disciplinas de morfologia botânica e de anatomia vegetal são comuns nos currículos de cursos de zootecnia brasileiros. Diante dessa realidade, os alunos de Zootecnia da UFC possuem apenas a disciplina de Anatomia das Espermatófitas (CH0901) em seu currículo, não seguindo o padrão de que para entender os tecidos anatômicos é necessário primeiramente compreender a morfologia externa dos vegetais. Isso resultou na necessidade da ministração de aulas de morfologia botânica antes das aulas de anatomia vegetal. Assim, esse estágio objetivou contextualizar e aproximar os alunos da Zootecnia no entendimento e aprendizagem da Anatomia Vegetal, garantindo que eles tenham conhecimento prévio sobre as funções e variações dos órgãos vegetativos das plantas, facilitando o estudo posterior da anatomia desses órgãos. Para isso, foi confeccionado um glossário ilustrado de morfologia botânica, contendo fotos de estruturas vegetais de cunho alimentício ou ornamental, com conteúdos de semente, morfologia da raiz, caule e folha. O Glossário foi disponibilizado aos alunos junto de uma aula expositiva para contextualizar os assuntos e fotos abordadas. A atividade se desenvolveu sem dificuldades e o professor da disciplina participou das discussões geradas. Durante a aula, surgiram dúvidas sobre interações de plantas parasitas e sobre como diferenciar caules de raízes e de alguns tipos de folhas, com isso, reforçamos a necessidade de ensinar morfologia antes de anatomia vegetal. A adaptação de ministrar morfologia botânica no modelo online, através de fotos de organismos cotidianos, foi bem aceita, com aprovação total de 77% dos alunos. Com isso, 54% dos alunos assumiram que tiveram aumento na facilidade com o conteúdo. Acreditamos que as dificuldades encontradas seriam resolvidas com imagens mais específicas, levando a um aperfeiçoamento do glossário.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Docência no Ensino Superior