GAMIFICAÇÃO E O FUTURO: O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS POR MEIO DE JOGOS.
Resumo
O presente trabalho busca apresentar o ensino de gênero textual/discursivo através de jogos. A ideia defendida é a abordagem de diversos gêneros, produção e recepção, elaborados sob a demanda de um restaurante cujo lócus é garantido pelo meio virtual. Propomos um software que por meio de seis tipos de restaurantes (Romântico, Casual, Executivo, Infantil, Praieiro e Vegetariano) elabora uma reflexão sobre a construção/produção de sentidos face ao uso de gêneros recorrentes em uma prática social corriqueira, levando o aluno a mobilizar o seu conhecimento linguístico sobre língua(s) e, ainda, aperfeiçoar sua habilidade de criação, visto que o aprendiz será desafiado a produzir diversos gêneros textuais: convite, cardápio, cartaz e resenha, para alcançar o objetivo da atividade. Para que seja possível a realização da referida pesquisa, optou-se por adotar a teoria do gênero articulada aos estudos sobre letramento (SOARES, 2002). O projeto está em andamento e encontra-se em fase de finalização do software, que será aplicado na última fase da pesquisa. Esperamos, na execução da fase seguinte, aplicar os jogos e analisar as produções realizadas pelos alunos e o retorno dos professores sobre as dificuldades encontradas, nível de desenvolvimento com relação ao gênero, possíveis abordagens teóricas e metodológicas a serem tomadas, a partir do trabalho realizado. Os resultados pedem a aplicação na prática da sala de aula, que não foi possível por conta do fechamento das escolas em decorrência da pandemia do Covid-19. Enfim, esperamos que a próxima fase se constitua a partir da aplicação do jogo em sala de aula, na qual os pesquisadores poderão ter condições de ajustar escolhas metodológicas mais adequadas para os interesses educacionais da atualidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.