GÊNEROS CINEMATOGRÁFICOS: NARRATIVA, DRAMATURGIA, ESTÉTICA E HIBRIDISMO NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Francisco Cavalcante de Freitas Sampaio
  • Nathan Wagner Soares Ximenes
  • Marcelo Didimo Souza Vieira

Resumo

Esta pesquisa trata dos hibridismos entre a categoria cinematográfica do horror com outros gêneros desenvolvidos ao longo da história do cinema, analisando a forma como os elementos típicos de tais gêneros se relacionam em uma série de produções. Tendo como ponto de partida um trabalho pregresso do orientador, que investiga a combinação do horror com o western, usando de uma conceituação teórica e de uma contextualização histórica de ambas as categorias para realizar uma coletânea dos filmes onde se observam a estética, diegese, conflitos e narrativa características deles, e possuindo um entendimento das características fundamentais do horror cinemático, nos voltamos à inspeção de como este, que traça muitas de suas maiores influências a obras literárias do século XIX e do teatro clássico, encontra-se, dentro de vários filmes, mesclado a outros gêneros cinematográficos, com seus elementos estéticos e diegéticos emparelhados e amalgamados aos da ação, do romance e da comédia. Para tanto, buscamos nos delimitar sobre um acervo de obras de horror consagradas tanto por público quanto por crítica, além de aproveitar obras analisadas na pesquisa anterior, avaliando assim como esses hibridismos se concretizam, antecipando a conclusão de que, dado o quão antiga é a presença do horror nas narrativas humanas, é natural que histórias dessa categoria sejam permeáveis a outros gêneros de ficção e façam uso dos seus elementos, e que, reconhecendo este hibridismo ao mesmo tempo que se toma o horror como gênero primário, incentiva-se a análise dessas obras amalgamadas através das lentes dos gêneros secundários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica