INTEGRAÇÃO DO SOFTWARE TELEMEIOS COM O AMBIENTE MOODLE NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores

  • Vinicius Cardoso Oliveira
  • Milena Borges de Lima Silva
  • André Santos Silva
  • Herminio Borges Neto

Resumo

Devido ao isolamento social vivenciado pela população mundial em decorrência do coronavírus, o acesso à internet e aos novos softwares tem se tornado uma necessidade dentro do âmbito educacional. Nesse contexto, podemos salientar a importância da adesão do Ambiente Virtual de Ensino TeleMeios, que possui uma gama de recursos, como chamada de vídeo e áudio, chat, ligação e compartilhamento de aplicativos. Esse também tem demonstrado grande potencial, uma vez que promove a interação entre docente e discente em tempo real e apresenta um leque de possibilidades didáticas. Destarte, baseado na metodologia de ensino da Sequência Fedathi, teve-se como objetivo integrar o TeleMeios com o Moodle e promover o uso de ferramentas interativas e dinâmicas entre professor e aluno. Além disso, vale ressaltar que o Moodle Multimeios é um ambiente de ensino à distância instalado no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará (UFC). Assim, foi inserido um plugin no Moodle para que o aluno baixe o arquivo e se encaminhe ao TeleMeios. Pode-se destacar que foram realizados vários testes, sendo executadas no Sistema Operacional Windows. Em todos os experimentos, foi almejado aprimorar o instalador pelos integrantes do grupo de estudos TeleMeios de maneira colaborativa, ancorada na Sequência Fedathi. Depois dos testes realizados, tivemos resultados parciais bastante satisfatórios. Logo, foi possível navegar pelo ambiente do Moodle e acessar de forma direta o TeleMeios com o plugin atualizado. Objetiva-se, futuramente, realizar a integração do Software TeleMeios com o Moodle de outras instituições e verificar as diferenças e as igualdades entre os sistemas de gestão de aprendizagem Moodle. Por fim, os pesquisadores deste estudo agradecem ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por todo o apoio e suporte, e ao Laboratório de Pesquisas Multimeios da UFC pela assistência no desenvolvimento desta pesquisa.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica