RUMO - CAMINHOS DO PICI - UMA PROPOSTA DE SISTEMA FÍSICO DIGITAL DE INTERAÇÃO CARTOGRÁFICA AFETIVA PARA O CAMPUS DO PICI
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo a investigação de um sistema que sugere um percurso no qual constrói-se uma narrativa de valorização da importância histórica e ambiental do Campus do Pici. Além disso, simultaneamente, explora um mapeamento colaborativo de percursos e pontos de permanência do local reverberando-se no âmbito físico e no digital. Este sistema foi pensado considerando o contexto da importância ambiental da ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) da Matinha presente no Pici e a desconexão dos indivíduos com os espaços do Campus. Na construção desse sistema, vale destacar que foi realizada uma oficina com usuários do Campus para entender os caminhos percorridos por eles e suas vivências, assim compreendendo a leitura do Campus do Pici por aqueles que o ocupam. Diante disso, foram propostas intervenções físicas baseadas em um mapa interativo do Campus do Pici e uma plataforma digital que possibilita o compartilhamento de dicas, eventos, informações da biodiversidade da Matinha e os registros de relatos pessoais e memórias vividas no local. Dessa forma, surge um novo mapeamento do Campus em valorização de espaços e vivências, que ocorre paralelo ao mapa formal da realidade. A partir disso, propõe-se entender os movimentos de territorialização do espaço levando do campo individual para coletivo, a fim de gerar um senso conjunto de pertencimento, apropriação e preservação do Campus.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Cavalcante Arraes, B., Maria de Souza Leal, Y., Cosme de Oliveira, S., Lucas da Graca do Nascimento, P., Henrique Lima de Sousa Pontes, P., & Monteiro Xavier de Lima, M. (2021). RUMO - CAMINHOS DO PICI - UMA PROPOSTA DE SISTEMA FÍSICO DIGITAL DE INTERAÇÃO CARTOGRÁFICA AFETIVA PARA O CAMPUS DO PICI. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1729. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74852
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
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