UTILIZAÇÃO DE POMADA COM AROEIRA COMO ALTENATIVA TERAPÊUTICA PARA NEUTRALIZAÇÃO DOS EFEITOS DE NECROSE E INFLAMAÇÃO INDUZIDOS PELA PEÇONHA DE BOTHROPS JARARACUSSU
Resumo
Os acidentes ofídicos são comuns principalmente em países tropicais e considerados um problema de saúde pública. No Brasil, a maior parte desses acidentes são causados por serpentes do gênero Bothrops. O tratamento com antiveneno é limitado na minimização de danos locais. Com isso, terapias alternativas têm sido utilizadas para reduzir esses danos. O presente estudo tem como objetivo avaliar a ação neutralizante da aroeira sobre os efeitos teciduais locais induzidos pela peçonha de Bothrops jararacussu. Para a realização do estudo foram utilizados ratos Wistar machos, advindos do Biotério do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da UFC. Os animais foram divididos em grupo controle, grupo veneno, grupo aroeira e grupo controle positivo. Testes in vivo foram realizados para avaliar as atividades hemorrágica e necrosante promovidas pelo veneno total de B. jararacussu (vBju) em camundongos. Após isso, será feito o processamento e análise histológica dos tecidos coletados, dosagem de citocinas inflamatórias, ensaio de mieloperoxidase e os dados obtidos seguirão para análise estatística utilizando o programa GraphPad Prism 5.0, sendo considerados significantes quando p≤ 0,05. Os tecidos coletados nos testes in vivo após 5 dias do envenenamento indicaram a presença de lesão hemorrágica. Entretanto, os tecidos coletados após 7 dias do envenenamento não apresentaram lesão, indicando a recuperação dos animais após esse período. Através do desenvolvimento desse projeto espera-se identificar se a pomada contendo aroeira é uma opção de tratamento que apresenta atividade neutralizante no enfrentamento de danos locais causados pelo veneno de Bothrops jararacussu. Agradecimentos à FUNCAP.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.