A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA HISTÓRIA DO DESIGN PARA A FORMAÇÃO DE NOVOS DESIGNERS.

Autores

  • MariÂngela Chagas de Sousa
  • Aline Teresinha Basso
  • Syomara dos Santos Duarte Pinto

Resumo

Design, segundo o autor Rafael Cardoso (2000), pode ser definido como atividade que une abstrato e concreto, ou seja, atribui “forma material a conceitos intelectuais” (p. 16). O que molda o trabalho do designer é a sua bagagem: experiências pessoais, vivências, leituras, filmes, músicas etc. – tudo isso servirá de referência e inspiração. Muitos discentes, ao entrar no curso de Design – Moda, tem alguma ou nenhuma consciência acerca das vertentes que moldaram os conhecimentos sobre design. O ensino da história do design logo no início do curso é indispensável para a formação pessoal e profissional do designer de moda. O projeto objetiva compreender a importância desse conteúdo no currículo do curso e analisar como esse conhecimento, adquirido ainda nos estágios iniciais, vai acompanhar o discente e se interligar à outras disciplinas. O projeto terá cunho qualitativo, em que utilizaremos dois tipos de procedimento: análise de dados coletados a partir da observação/participação como monitor da disciplina de Fundamentos do Design durante o semestre 2021.1 e pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos nesta pesquisa auxiliarão a aprimorar o ensino teórico do design, contribuindo com a multidisciplinaridade da temática. Com isto, esperamos compreender as repercussões do ensino do tema no desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, capacidade de leitura e elaboração de comunicações visuais, além do enriquecimento do repertório conceitual e simbólico dos discentes.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação à Docência