A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA HISTÓRIA DO DESIGN PARA A FORMAÇÃO DE NOVOS DESIGNERS.
Resumo
Design, segundo o autor Rafael Cardoso (2000), pode ser definido como atividade que une abstrato e concreto, ou seja, atribui “forma material a conceitos intelectuais” (p. 16). O que molda o trabalho do designer é a sua bagagem: experiências pessoais, vivências, leituras, filmes, músicas etc. – tudo isso servirá de referência e inspiração. Muitos discentes, ao entrar no curso de Design – Moda, tem alguma ou nenhuma consciência acerca das vertentes que moldaram os conhecimentos sobre design. O ensino da história do design logo no início do curso é indispensável para a formação pessoal e profissional do designer de moda. O projeto objetiva compreender a importância desse conteúdo no currículo do curso e analisar como esse conhecimento, adquirido ainda nos estágios iniciais, vai acompanhar o discente e se interligar à outras disciplinas. O projeto terá cunho qualitativo, em que utilizaremos dois tipos de procedimento: análise de dados coletados a partir da observação/participação como monitor da disciplina de Fundamentos do Design durante o semestre 2021.1 e pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos nesta pesquisa auxiliarão a aprimorar o ensino teórico do design, contribuindo com a multidisciplinaridade da temática. Com isto, esperamos compreender as repercussões do ensino do tema no desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, capacidade de leitura e elaboração de comunicações visuais, além do enriquecimento do repertório conceitual e simbólico dos discentes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.