A CONTRIBUIÇÃO DO CICLO DE PALESTRAS DO PROJETO PREVENÇÃO EM PRÓTESES REMOVÍVEIS DA FFOE/UFC PARA PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO.
Resumo
A pandemia do Covid-19 provocou desafios em todo o mundo, nas esferas sociais, políticas, educacionais incluindo na Odontologia. As tecnologias digitais de informação e comunicação surgiram como solução para reduzir o impacto no ensino odontológico e em diversas áreas do conhecimento. Assim, buscando adequar-se ao novo “normal,” o Projeto Prevenção em Próteses Removíveis (PPPR) se reinventou e substitui as ações presenciais em lares ou comunidades por ações remotas educativas e de promoção de saúde atendendo a demanda do nosso público e ao mesmo tempo agregar conhecimento à comunidade acadêmica. Neste sentido, criou-se o “ Ciclo de Palestras do PPPR” como parte das ações extensionistas do projeto. Para tanto, uma vez por ano, palestrantes renomados na odontologia são convidados a ministrar palestras sobre avanços científicos de grande relevância acadêmica e de impacto social. Objetiva-se no presente estudo explanar sobre a experiência com o I Ciclo de Palestras do PPPR. O I Ciclo ocorreu em 2020 com duração de 8 horas distribuídas em 3 dias e foi aberto para acadêmicos de qualquer instituição, cirurgiões-dentistas e público em geral. Os temas abordados foram: Gerenciamento de consultório em tempos de COVID; Uso de fotografia odontológica com smartphones para planejamento de próteses; Estomatite protética: patogênese e novas perspectivas de tratamento. As palestras foram seguidas por debates com a participação dos inscritos. O evento foi totalmente gratuito com inscrição por meio de formulário virtual e foi realizado via Googlemeet. A experiência com o I Ciclo foi extremamente positiva contando com 204 participantes. Isso motivou a organização do II Ciclo para 2021 com temas e palestrantes já confirmados . Observou-se por meio do I Ciclo que é possível oferecer conhecimento e promoção de saúde também por meio de ações virtuais que também são capazes fortalecer os pilares da Universidade: pesquisa, ensino e extensão.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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