MULTIPLICADORES DE LIBRAS: PARTICIPANTES DO PROJETO CLUBE DE LIBRAS UFC COMO MOBILIZADORES POTENCIAIS DA SOCIEDADE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA DE SINAIS
Resumo
As ações extensionistas da UFC têm o objetivo de produzir impactos positivos na sociedade. Nesta perspectiva, o Projeto Clube de Libras UFC, iniciado pela Pró-Reitoria de Extensão, visa, além de difundir a Língua Brasileira de Sinais entre ouvintes, provocar reflexões sobre as características da Comunidade Surda. Entende-se que, por meio deste conhecimento, haverá mais pontes de diálogo entre surdos e ouvintes. E o Projeto ambiciona igualmente que cada participante se empolgue com a Libras a ponto de estimular amigos e parentes para este mesmo aprendizado. Olhando para estes alvos, o presente trabalho visa mostrar os resultados e as conclusões animadoras de uma pesquisa qualitativa, respondida em julho deste ano, que apontou o quanto o Projeto Clube de Libras UFC representou um diferencial na visão dos 12 respondentes. A grande maioria (75%) enfatizou como o tempo de participação no Projeto, por meio dos encontros síncronos e assíncronos semanais, expandiu suas percepções sobre a Comunidade Surda e sobre a importância da sociedade em gerar mais oportunidades para o aprendizado da Libras. Conforme relatos da bolsista e das duas voluntárias que atuaram em 2021 na liderança dos clubes (todos de iniciação básica e alguns com temáticas específicas como Área da Saúde e Escola Pública), os participantes demonstraram, em várias ocasiões, o quanto valorizaram a oportunidade de aprendizado oferecida pelo Projeto e o desejo de incentivarem seus parentes e amigos para o conhecimento da Libras. A pesquisa supracitada e os relatos das integrantes (bolsista e voluntárias) corroboram para os achados de uma sondagem informal realizada também no mês de julho do corrente ano, a qual também mostrou a disposição dos participantes de serem 'multiplicadores' da Libras.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.