OFICINA EDUCATIVA VIRTUAL SOBRE OS CUIDADOS COM QUEIMADURAS E HEMORRAGIAS PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Resumo
INTRODUÇÃO: As queimaduras e hemorragias resultam em danos aos tecidos orgânicos e contribuem para elevadas taxas de morbimortalidade. Dessa forma, estratégias educativas são essenciais para fornecer orientações sobre o manejo adequado frente a essas situações. Ademais, contribuem para a realização das práticas educativas participativas, tornando o ouvinte ativo no processo de construção do conhecimento, auxiliando na preparação para as situações práticas. OBJETIVO: Relatar a experiência de bolsistas do PET Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC) na realização de uma oficina educativa acerca do tema “Queimaduras e Hemorragias.” METODOLOGIA: Relato de experiência sobre a iniciativa de uma oficina acerca do manejo adequado em casos distintos de queimaduras e hemorragias ministrado para 30 acadêmicos de diferentes cursos. A população escolhida foi com base em levar informações para outros cursos além da área da saúde. A capacitação aconteceu de forma online e foi ministrada por um petiano mediante o uso da plataforma Google Meet durante um turno do dia 10 de julho de 2021. RESULTADOS: A oficina foi conduzida por uma apresentação de slides e um teste de dez questões que tratavam dos principais cuidados que podem ser feitos por leigos em vítimas de queimaduras ou hemorragias, além de comentar o suporte de Enfermagem para esses pacientes, salientando a necessidade de atendimento de saúde nesses acidentes. Observou-se amplo engajamento do público na discussão do tema e na resolução do teste, o que contribuiu para o aumento de seu nível de conhecimento acerca dos acidentes citados, ratificando as condutas básicas que devem ser tomadas nessas situações. CONCLUSÃO: Nota-se que a atividade cumpriu o papel de contribuição social do programa, agregando um conhecimento importante aos participantes, além de contribuir para a desenvoltura dos petianos em desenvolver e executar atividades de ensino e extensão, fortalecendo os pilares do tripé acadêmico no grupo PET.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.