ATIVIDADES DE APOIO AO RETORNO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA APLICADA NO PERÍODO DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo expressar um relato de experiência de participação do Programa de Bolsa de Iniciação Acadêmica (PBIA) da Universidade federal do Ceará - Campus Sobral, no projeto que tem como título “Experiência de Apoio a Coordenação Acadêmica no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) de Sobral-CE”. O SPA é uma clínica-escola que se caracteriza como um espaço de trocas, onde alunos de psicologia realizam seus estágios clínicos para formação profissional e a comunidade geral recebe atendimento psicológico gratuito. O ingresso nesse programa ocorreu no atípico cenário que vivenciamos nesse ano de 2020, na pandemia da (COVID-19) ocasionada pelo Coronavírus SARS-CoV-2. Em vista disso, o projeto que já tinha suas atividades bem estabelecidas no ambiente físico do serviço teve de se reinventar por conta da impossibilidade do funcionamento, com isso, a carga horária de 12hrs semanais do projeto teve de ser cumprida remotamente. Dentre as atividades realizadas nesse período, focamos na atividade de auxílio ao retorno ao funcionamento do SPA. Participamos da organização via whatsapp do evento online destinado aos alunos de estágios clínicos: “Seminário de Retorno do Serviço de Psicologia Aplicada” que ocorreu na plataforma Meet, organizamos especificamente o controle de frequência e dúvidas dos participantes via formulários online, em alguns momentos a participação ocorreu como mediadora. Um ponto a se destacar desse momento, é a oportunidade de acesso aos conhecimentos da psicologia que futuramente nos auxiliará tanto como estagiários quanto como profissionais. Ainda acerca do planejamento do retorno, participamos semanalmente de reuniões com coordenadores, professores e estagiários, acompanhando e auxiliando para uma volta segura, que possibilite a continuidade de uma formação de qualidade condizente a instituição e oferta de serviço ao público. São muitos os detalhes envolvidos nesse processo, no geral tem sido uma experiência enriquecedora.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.