Atividades de ensino no formato remoto: possibilidades e desafios- Relato de experiência
Resumo
Com o decreto de isolamento social determinado pela OMS com intuito de diminuir o risco de contágio do Sars- CoV-2 , as atividades de ensino de forma presencial tiveram que ser emergencialmente interrompidas e o uso deliberado do meio remoto foi adotado como uma alternativa de ensino, porém, as perceptíveis condições de desigualdades dificultaram o uso de plataformas de ensino remoto, devido à falta de acessibilidade e condições ambientais e estruturais que atingiram discentes e docentes, fazendo com que torna se necessário a criação de novas perspectivas de ensino, pesquisa e extensão. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo abordar sob perspectiva vivencial as novas estratégias de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas, considerando suas possibilidades e desafios. Este estudo se utilizou de uma metodologia descritiva do tipo relato de experiência. O relato realizado abrange o período de maio à dezembro do ano de 2020, e se deu tendo como referência a Universidade Federal do Ceará campus Sobral no curso de Psicologia. Considero que os docentes buscaram promover métodos acessíveis de aprendizagem dentro das disciplinas e dos projetos e extensões, apesar de todos os limites que o meio remoto oferece, buscaram a interação com os discentes e se reinventaram quanto práticas de ensino, se utilizando de diversas plataformas de vídeo síncronos e assíncronos para promover uma maior acessibilidade, e com a continuidade de incentivos à produção cientifica mesmo com as condições impostas. Foi possível a interação de discentes com profissionais de outras instituições de ensino que tiveram a oportunidade de compartilhar saberes e promover discussões que contribuíram com uma melhor aprendizagem. Dessa forma, considero que apesar de todos os desafios que envolveram as atividades de ensino pelo meio remoto, os docentes conseguiram contribuir com aprendizagem e buscaram acolher e transformar as dificuldades que o sistema oferece.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
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