Atuação dos bolsistas no Laboratório de Estudos Econômicos e Regionais (LEER) perante um contexto pandêmico.

Autores

  • Cássio Naiard Rodrigues
  • Lidenberg Rodrigues Silva
  • Debora Gaspar Feitosa

Resumo

Por se tratar de um país muito grande, rico e diverso, do ponto de vista econômico o Brasil não pode ser encarado de uma única maneira. Devido às particularidades de cada região, um plano econômico que produz grandes resultados na região Sul, por exemplo, talvez não alcance o mesmo êxito na região Norte. Os estudos sobre desenvolvimento regional surgem como solução a essa abordagem, levando em conta as características mais específicas de cada região. O Laboratório de Estudos Econômicos e Regionais tem como objetivo realizar, apoiar e divulgar estudos focados no desenvolvimento regional, mais especificamente da mesorregião norte do Estado do Ceará, que se encontra sob a influência da UFC – campus Sobral. Este trabalho objetiva relatar as atividades realizadas por alunos bolsistas do LEER durante o período de vigência da bolsa de Iniciação Acadêmica. As atividades realizadas no ano de 2020 tiveram de ser adaptadas – assim como outras atividades da universidade – para o meio virtual, haja vista que as atividades presenciais da UFC foram suspensas, e que os bolsistas não eram residentes da sede urbana de Sobral. As atividades iniciaram-se então de modo remoto, com o professor orientador estimulando a pesquisa e o estudo acerca de temas relevantes para atuação no laboratório por meio do estudo e discussão de artigos que incluíam temas sobre desenvolvimento regional (mais voltado ao desenvolvimento pró-pobre), empreendedorismo e posteriormente sobre os efeitos da pandemia sobre a economia brasileira e cearense, entre outros. Também foi organizado um banco de dados com informações que pudessem auxiliar os concludentes em processo de construção do trabalho de conclusão de curso. As experiências desenvolvidas ao longo do ano contribuíram para o aperfeiçoamento das habilidades existentes e desenvolvimento de novas, incremento do conhecimento e formação integral dos alunos participantes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

V Encontro de Iniciação Acadêmica