Constituição do Docente de ensino superior da UFC/Sobral: dados preliminares de formação
Resumo
Na educação superior, muitos docentes são formados em cursos de bacharelados e não possuem formação voltada para a docência. Isso pode acarretar em empecilho na aprendizagem dos alunos de graduação ao ter professores que apresentam limitações quanto às oportunidades de refletir sobre sua identidade enquanto docente e seu oficio de educar. Portanto, foi dado início ao projeto com os seguintes objetivo: Compreender o processo de desenvolvimento profissional do professor de educação superior da UFC/Sobral, a partir da análise da sua formação, prática pedagógica e significação da docência. Neste resumo são apresentados alguns resultados preliminares do estudo. No decorrer deste ano, foi realizado levantamento buscando identificar a formação de professores de alguns cursos da UFC/Sobral, assim como o percentual de docentes que possuem formação em licenciatura. Os dados foram obtidos através de consulta aos sites dos cursos na internet. Os cursos observados até o momento foram: música, odontologia, engenharia da computação, medicina. Os dados revelaram que 42,86% dos professores possuem doutorado, 20,13% mestrado. Do total, 4,54% possuem licenciatura. Os resultados revelam uma significativa quantidade de professores sem formação em licenciatura, concentrados, em específico, na área de saúde. Portanto, faz-se necessário avançar nos estudos sobre o efeito dessa formação associado a outros fatores no desempenho de estudantes em Sobral.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.