Desafios da Bolsa de iniciação Acadêmica no curso de engenharia elétrica durante o período de pandemia
Resumo
Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica objetiva propiciar aos estudantes de Cursos de Graduação Presenciais da Universidade Federal do Ceará (UFC) – em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada – especialmente os de semestres iniciais na Instituição, condições financeiras para sua permanência e desempenho acadêmico satisfatório, mediante atuação em locais vinculados às unidades acadêmicas e administrativas da UFC, que favoreçam o seu desenvolvimento e adaptação inicial junto à Universidade. A concepção desta modalidade de Bolsa está centrada na inserção do estudante-bolsista no mundo acadêmico e profissional qualquer que seja o curso no qual esteja matriculado. Portanto, todos os professores e servidores técnico-administrativos que estiverem responsáveis pelos estudantes bolsistas, necessariamente, precisam planejar suas atividades dentro desta configuração O bolsista de iniciação acadêmica pode envolver-se em atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas desde que contribuam para sua formação acadêmica, profissional e pessoal. As atividades devem ser compatíveis com o potencial de desempenho dos bolsistas, tendo em vista que são jovens iniciando um curso de graduação e, possivelmente, matriculados em cursos distintos das atividades acadêmicas e administrativas próprias do local de atuação. No entanto, durante o período de 2020 o período de pandemia mudou drasticamente as relações entre bolsistas docentes e colegas discentes. Neste cenário os bolsistas de iniciação acadêmica possuem um fator ainda maior de superação afim de reinventar as atividades ligadas ao curso de engenharia elétrica. Este trabalho traz um relato de algumas destas dificuldades de maneira a registrar as principais dificuldades e soluções encontraras para os bolsistas.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
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