ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA – UM RELATO DE EXPERIENCIA

Autores

  • Airles da Silva Ximenes
  • Maria Suely Alves Costa

Resumo

Desde dezembro de 2019, a pandemia do novo corona vírus (COVID-19) tem acionado instituições internacionais, governos, profissionais e populações para instituírem estratégias de contenção, uma vez que os deslocamentos aceleram o crescimento dos casos de infecções. Uma dessas medidas foi o isolamento social, que acarretou o cancelamento das aulas presenciais e instituiu modelos de ensino a distância que garantissem que os alunos tivessem possibilidade de continuar estudando em casa, se protegendo do vírus. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a percepção de como se deu o ensino a distância na universidade Federal do Ceará Campus Sobral no curso de Psicologia e as adaptações e desafios que os docentes e discentes tiveram durante o período. Utilizou-se de uma metodologia descritiva do tipo relato de experiência. O relato irá abranger o período de 25 de julho a 23 de dezembro de 2020. Foi observado que desde o inicio o corpo docente se mostrou bastante empenhado em garantir que os discentes tivessem acesso as aulas remotas e pensaram em estratégias junto aos alunos por meios de assembleias que facilitaram o acesso mesmo por alunos com internet reduzida e que não poderiam estar presentes nas aulas de forma síncrona. Assim como também discentes que participavam de extensões e pesquisas, que procuraram formas de adaptação dos seus projetos para a forma virtual diminuindo assim os prejuízos que o cancelamento das aulas presenciais poderia acarretar, já que os dois pilares são de extrema importância tanto para a comunidade acadêmica quando para a sociedade. Considera-se que apesar das dificuldades que o ensino a distancia apresentou, o corpo docente criou estratégias para facilitar o acesso dos alunos as aulas e junto a discentes extensionistas promoveram ações que garantiram que a extensão e pesquisa fosse continuada por meio remoto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

V Encontro de Iniciação Acadêmica