IMPLANTAÇÃO DE UM CATÁLOGO VIRTUAL PARA AUXÍLIO DA GESTÃO DO LABORATÓRIO DE BIOMATERIAIS DA UFC SOBRAL

Autores

  • Carolina de Holanda Azevedo
  • Igor Iuco Castro da Silva

Resumo

A gestão de pesquisas envolve uma boa administração de recursos físicos e humanos para provimento das atividades de rotina. Com a pandemia por COVID-19, as ações presenciais foram limitadas e novas formas de organização digital podem ser úteis para facilitar o bom uso do espaço e dos insumos de um laboratório. O objetivo desse relato de experiência foi descrever a implantação de um catálogo virtual para auxílio da gestão do Laboratório de Biomateriais da UFC Sobral. Uma bolsista do programa de iniciação acadêmica BIA-UFC e seu professor orientador constituíram a equipe participante no desenvolvimento deste protótipo. O conjunto de atividades ao longo do ano de 2020 pôde ser classificado em 3 fases: fase I, envolvendo limpeza e organização física dos itens de laboratório, de acordo com as cautelas sanitárias vigentes, fase II, com fotodocumentação e registro geral de cada item (descrição, código de patrimônio, quantidade, valor e validade) e fase III, com tabulação dos itens de consumo (reagentes, plásticos, equipamentos de proteção individual e demais descartáveis) e capital (vidraria, móveis e equipamentos) em arquivo digital unificado. As ações resultaram na construção de um catálogo virtual, de uso intuitivo, bem exemplificado por textos e imagens, que pode servir de referência para busca rápida de itens do laboratório. Esse modelo auxilia desde o coordenador do laboratório até o estudante novato, no processo de dimensão das necessidades de pedidos de compra ou de uso de consumíveis, permitindo inclusive a permuta entre laboratórios para evitar desperdícios. A implantação de um catálogo virtual contribuiu para uma gestão remota, ágil e custo-efetiva do Laboratório de Biomateriais e esta estratégia poderia ser facilmente aplicável e beneficiadora de diferentes laboratórios do Campus da UFC em Sobral.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

V Encontro de Iniciação Acadêmica