O fazer docente, na UFC - Sobral, em tempos de pandemia: Um relato de experiência

Autores

  • Antonio Lucas Siqueira Ximenes
  • Airles da Silva Ximenes, Dágila Vasconcelos Rodrigues
  • Maria Suely Alves Costa

Resumo

Conforme o Art 207, da Constituição Federal, as universidades brasileiras possuem três pilares indissociáveis: ensino, pesquisa e extensão. De tal forma que a atuação docente não fica limitada a um espaço. Ela está presente em diversos campos, e consequentemente produzindo impactos em diversas esferas da sociedade. Ao passo do avanço da crise ocasionada novo Coronavírus pelo país, e desse modo a necessidade do ensino remoto, tal fazer precisou acumular novas funções. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a percepção acerca da atuação no Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica (PBIA), no auxílio a participação na “Comissão de Buscativa” criada durante o período pandêmico. Para tal utilizou-se de uma metodologia descritiva do tipo relato de experiência. O relato irá abranger o intervalo de tempo entre março a dezembro de 2020. Localizado na Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral. A atuação no PBIA abarcou o acompanhamento de algumas atividades, dentre elas, o suporte a Comissão de Buscativa, que tinha como objetivo inicial contactar os estudantes do curso de psicologia da UFC - Sobral, e oferecer suporte aos que se encontravam a margem do mundo virtual, principal meio pelo qual o ensino remoto ocorreu. Sendo assim, por meio desta foi possível realizar um diagnostico acerca da realidade da comunidade estudantil, e a elaboração de estratégias que visassem solucionar, ou então, atenuar as diversas dificuldades encontradas para a continuidade do curso. Permitindo tornar o acesso ao ensino remoto o mais abrangente possível, e com menos perdas. Considera-se que a atuação dos professores na comissão, demonstra a preocupação destes com a democratização e o padrão de qualidade do ensino, no período pandêmico, momento no qual as desigualdades sociais encontram-se ainda mais expostas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

V Encontro de Iniciação Acadêmica