Ouvindo o professor: sobre as especificidades de demandas dos alunos descobertas durante a pandemia do Covid-19

Autores

  • Mariana Montezuma
  • Gabrielly da Silva Correa
  • Eveline Andrade Ferreira

Resumo

O presente trabalho tem origem em uma pesquisa sobre a forma como os professores de artes da Edudação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental trabalham as diversas demandas de apredizagem de seus alunos. A pesquisa foi desenvolvida como atividade integrante da disciplina de Prática de Ensino I, do 3º semestre do Curso de Música, Licenciatura - Campus Sobral. Para tanto, foram realizadas, de maneira virtual, entrevistas com 19 docentes de escolas públicas e particulares, visando compreender a visão destes quanto às dificuldades no processo de aprendizagem relacionadas à diversidade cultural de seus alunos. Percebeu-se, porém, que as professoras evidenciaram um leque de situações mais abrangente do que as esperadas para a questão proposta. As respostas demonstraram que as demandas trazidas pelos alunos advém mais da singularidade de cada criança do que de uma diversidade sociocultural pressuposta pela entrevista. As professoras relataram que diferenças no nível de maturidade e comportamento, as relações das crianças com as projeções maternas, preferências dos alunos por diferentes experiências sensoriais, somaram-se às dificuldades com o processo virtual ou ausência de internet, bem como à adaptação ao tempo e horários para as tarefas, tornando-se extremamente desafiadores para a definição de planejamento e métodos de ensino específicos que se mostrassem efetivos durante a virtualização do ensino durante a pandemia do Covid-19, em 2020. Considera-se, portanto, que ouvir com atenção a experiência e o saber prático dos professores pode contribuir para uma compreensão mais clara e ampla das necessidades a serem contempladas nas políticas de ensino, seja no período atípico da pandemia, seja no retorno às práticas de ensino convencionais.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

V Encontro de Iniciação Acadêmica