PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA NA PANDEMIA DE COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Yan Bruno Sousa Porto
  • Erika Vanessa Farias dos Santos, Tiago Sampaio dos Reis, Carlos Evangelista Aguiar de Sousa Filho, Shirley Moreira Alves
  • Carolina da Silva Carvalho

Resumo

Introdução: Concomitantemente a alocação no projeto “Validação e otimização de modelo animal de fibromialgia em camundongos”, instaurava-se o cenário de enfrentamento à pandemia de COVID-19. Como parte dos esforços coletivos, as atividades universitárias foram canceladas ou alternadas para o campo digital. Além disso, houve o fechamento do ambiente universitário, interrompendo o acesso as atividades laboratoriais1. Neste contexto, os bolsistas foram orientados a continuar com o trabalho dentro das possibilidades factíveis existentes. Entre os caminhos tomados, estão: a) aprofundamento do conhecimento literário; b) capacitação em cuidados e manejo de animais e c) consolidação e compreensão metodológica do estudo2-5. O objetivo do estudo foi relatar a experiência acadêmica como bolsista do Laboratório de Farmacologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus de Sobral. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a inserção das modalidades remotas síncrona e assíncrona do laboratório supracitado. As reuniões semanais ocorreram por meio de apresentações de seminários, palestras, discussões científicas e oficinas temáticas via web conferências. Resultados: As oficinas temáticas corresponderam a 41% (9/22) das atividades desenvolvidas, cujos temas englobavam parâmetros comportamentais em roedores, normas de funcionamento do biotério, cuidados e manejo de animais, capacitação em análises estatísticas e conceitos de biologia molecular. Os seminários individuais computaram ±27% (6/22) do total, envolvendo aspectos como fisiologia, transmissão e neurobiologia da dor. As palestras contaram com a participação de pesquisadores renomados, correspondendo a ±32% (7/22) da produção de conhecimento científico. Conclusões: O uso de plataforma digital como recurso educacional possibilitou a continuidade científica por meio de um conjunto de ações didático-pedagógicas, contribuindo com a capacitação técnico-científica do corpo acadêmico.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

V Encontro de Iniciação Acadêmica