RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROJETO DE APOIO A COORDENAÇÃO ACADÊMICA DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA APLICADA DA UFC: ATRAVESSAMENTOS DA PANDEMIA

Autores

  • Francisco Walter Dias Ripardo
  • Taynara Kelle de Menezes Lima, Ronaldo Gildo Pessoa da Silva
  • Paulo Henrique Dias Quinderé

Resumo

Este trabalho narra um relato de experiência sobre ser bolsista PBIA (Bolsa de iniciação acadêmica) no curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará no campus de Sobral, durante o período de pandemia no ano de 2020. O SPA (Serviço de psicologia aplicada) é um serviço escola no qual os estudantes do último ano do curso realizam seu estágio clínico atendendo gratuitamente a comunidade em geral. Contudo, devido ao período atípico de pandemia em que nos encontramos em consequência da Covid-19, doença causada pelo coronavírus denominado SARS-CoV-2, desde o início da bolsa as atividades foram todas realizadas remotamente. As atividades da bolsa exigem uma carga horária de 12 horas semanais, das quais realizamos reuniões com o supervisor, e atuamos na confecção de um artigo científico com o objetivo de caracterização do perfil do público assistidos nas clínicas escola de psicologia ao redor do país. Além disso, recentemente com o retorno das aulas remotas participamos das atividades de formação para atendimento online, na qual auxiliamos na construção de frequência e esclarecimento de dúvidas dos alunos. Por fim, por já iniciarmos o período da bolsa em isolamento social, uma das grandes dificuldades foi o fato de não podermos realizar presencialmente as atividades administrativas que acontecem no serviço de psicologia aplicada, assim como ter que se adaptar à nova rotina de trabalho em home office usando novas ferramentas virtuais, como o Google Meet, Classroom, etc. No entanto, mesmo com tais dificuldades, estar mais presente no ambiente familiar nos proporcionou mais tempo para podermos produzir o artigo científico e mais tempo para estudos individuais. Dessa forma, ser bolsista BIA no período em que ainda ocorre a Covid-19 além de nos ter compelido a aprender sobre as ferramentas online, também nos ensinou a ter que controlar e construir nosso próprio horário, pois em meio a rotina do home office, se perder em seu próprio tempo se torna uma tarefa fácil.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

V Encontro de Iniciação Acadêmica