REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DO PERFIL DA CLIENTELA ASSISTIDA NOS SERVIÇOS-ESCOLA DE PSICOLOGIA.
Resumo
As Clínicas-escola são os locais de atendimento clínico dos cursos de Psicologia onde atendem à população. Sabe-se que, a maioria da população brasileira é impossibilitada de possuir acompanhamento psicoterápico nos serviços privados. Neste meio, surge a possibilidade de se utilizar das clínicas escola de psicologia, associadas às universidades. Sabendo da grande variedade do público que frequenta este serviço, muitos estudos ressaltam a importância de se caracterizar a clientela que usufrui desses dispositivos. Assim, o presente estudo tem como objetivo discutir o perfil da clientela assistida pelos serviços de psicologia aplicada a partir de uma revisão bibliográfica, como parte das atividades desenvolvidas no Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica (PBIA). Realizou-se uma pesquisa no período de 2010 a 2020 nas plataformas de pesquisa: Pepsic, Scielo e Periódicos da Capes. Utilizou-se os descritores: clínica escola de psicologia, Serviço de psicologia, Clínica escola de psicologia e rede de saúde, lista de espera de clínica de psicologia. Após uma análise minuciosa foram selecionados 17 artigos para o estudo. Os dados revelam que os perfis da população atendida nos serviços de psicologia pelo país é amplo, composto por crianças, jovens, e adultos dos sexos feminino e masculino. Quando se trata da clientela infantil, os meninos compreendem a maior parte dos encaminhamentos, sendo as principais queixas: dificuldades escolares, problemas de aprendizagem, comportamentos externalizantes (impulsividade, agressão física ou verbal, agitação e provocações) e relacionamento interpessoal. Quando se trata dos motivos que levam a crianças do sexo feminino a serem atendidas nos serviços de clinica escola, é possível contatar que os problemas de comportamento do tipo internalizantes (preocupação em excesso, retraimento, tristeza, timidez, insegurança e medos). Há baixa aderência da população adolescente aos serviços e o perfil predominante entre os adultos são de mulheres.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
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