Uso do diamino fluoreto de prata no controle e tratamento da cárie dentária em crianças: revisão de literatura

Autores

  • Antonia Mércia Medeiros Carneiro
  • Marthana de Maria Araújo Miranda, Jordania Chaves de Siqueira
  • Beatriz Gonçalves Neves

Resumo

Intervenções não-invasivas para o manejo da cárie dentária estão sendo cada vez mais estudadas e utilizadas durante a pandemia da COVID-19. O diamino fluoreto de prata (DFP) é um agente composto por uma solução contendo prata iônica, fluoreto e amônia que interrompe o progresso das lesões de cárie e previne o desenvolvimento de lesões de cáries futuras. O presente estudo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre as os aspectos relacionados ao uso do diamino fluoreto de prata no controle e tratamento da cárie dentária em dentes decíduos. Uma busca bibliográfica foi realizada na base de dados Pubmed nos últimos 5 anos, utilizando os seguintes termos: “dental caries” e “silver diamine fluoride” e “child”. Um total de 78 artigos foram identificados. Os resultados dos estudos selecionados demonstram que a aplicação de diamino fluoreto de prata a 38% é eficaz e seguro para o controle de cárie dentária em dentes decíduos, e ainda, ajuda a reduzir consultas de emergência para crianças com cárie na primeira infância. Observou-se que o uso do DFP é considerado uma abordagem alternativa barata e de fácil execução para controle da cárie dentária, sendo bem indicado para crianças não colaborativas e com alto índice de cárie. Em relação ao protocolo de aplicação e frequência, ainda há controvérsias dentre os trabalhos. Além disso, o manchamento escuro é relatado como efeito adverso do DFP, sendo a principal crítica ao produto, podendo dificultar a aceitação dos pais ao tratamento. Dessa forma, o DFP parece ser um tratamento útil e promissor para crianças com lesões de cárie dentinárias que possam apresentar dificuldade para o tratamento restaurador tradicional e apresenta-se como uma intervenção não-invasiva segura, acessível e eficaz.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

V Encontro de Iniciação Acadêmica