A CRIATIVIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA: DA TELA AO CORDEL

Autores

  • Maria Vitória Silva Ripardo
  • Mirlly de Souza Ferreira
  • Camilla Araujo Lopes Vieira

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência no qual a literatura em cordel é utilizada como recurso pedagógico. Ressalta-se que os cordéis são folhetos que contêm poemas populares, escritos de forma rimada e, muitas vezes, ilustrados. Neste ínterim, este relato se constrói a partir de uma atividade proposta pela Disciplina de Saúde Pública II do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará - campus Sobral. Tal atividade pautou-se na construção de uma intervenção em saúde em estreita interlocução com o campo da arte, na qual o psicólogo deveria atuar em consonância à equipe multiprofissional da Atenção Primária à Saúde (APS). Pretende-se, então, neste trabalho, explanar a construção do recurso pedagógico-metodológico de aprendizagem ativa, utilizando a ferramenta artística do "Cordel". Sob tal perspectiva, ressaltamos que este estudo se ancora na metodologia do relato de experiência, entendendo-a, como bem nos dizem Daltro e Faria (2019), como uma elaboração de ordem teórico-prática que visa refinar os saberes acerca da experiência em si, sob o olhar daquele que pesquisa em determinado contexto histórico e cultural. A fim de cumprir com o que fora requisitado na atividade da disciplina, criamos um folheto de cordel digital relatando a intervenção do psicólogo em conjunto à equipe multiprofissional com vistas a promover saúde no cuidado ao paciente em sua integralidade. Sabe-se que os processos de ensino-aprendizagem em tempos de vivência acadêmica digital requerem metodologias ativas, desse modo, apontamos o cordel como um recurso pedagógico-metodológico relevante na construção e, sobretudo, na transmissão de conhecimentos, haja vista que este tipo de literatura utiliza a linguagem popular e regional, o que, por sua vez, colabora na acessibilidade da transmissão do saber que se constrói na academia, além de ser uma maneira de valorizar a cultura e a arte popular.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Experiências Estudantis