Núcleo de Pesquisa em Avaliação Neurocognitiva e do Comportamento: Um Relato de Experiência

Autores

  • Antonio Renan Santana
  • Milena Fontenele de Oliveira, Lucas Lima Chaves, Nicolle de Araújo Fontes Barroso, Mateus Aragão Esmeraldo
  • Alex Sandro de Moura Grangeiro

Resumo

A avaliação neuropsicológica é um procedimento de investigação que objetiva analisar o desempenho cognitivo e comportamental, utilizando-se de entrevistas, observações e testes neuropsicológicos para a avaliação das funções cognitivas comprometidas e preservadas em casos de desordens psiquiátricas e somáticas. Para potencializar a formação nesse campo do conhecimento, o Núcleo de Pesquisa em Avaliação Neurocognitiva e Comportamental (NeuroCog) da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi criado em 2020, sendo composto por docentes e discentes. O objetivo deste trabalho é relatar a importância do NeuroCog como potencializador de estudos e investigações no campo da Neurociência, contribuindo para a aprendizagem dos discentes, na formação extracurricular e na integração dos componentes do tripé da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Este é um estudo qualitativo de caráter relato de experiência da vivência dos discentes no grupo de pesquisa, cujos encontros ocorrem em formato remoto devido ao contexto pandêmico. As reuniões são realizadas semanalmente, transmitidas de modo online e síncrono, via plataforma Google Meet. O grupo é composto por 15 pessoas, sendo 2 professores da área de Neuropsicologia e 13 estudantes dos cursos de Medicina e de Psicologia. Os estudantes estão sendo capacitados para desenvolverem uma pesquisa acerca da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) em pacientes com Traumatismo Cranioencefálico (TCE). Estão estudando sobre técnicas de neuromodulação, sobre os processos cognitivos, sobre TCE, como também a respeito de metodologias de pesquisa e bioestatística. As atividades do grupo mostraram-se potencializadoras em discussões, leituras e observações dos eixos que compõem o campo da Neurociência. Através dos resultados, é verificado a potência do grupo como um ambiente de aprendizagem e trocas, além de ser uma ferramenta de estímulo para a autonomia, o trabalho em equipe e o fortalecimento de vínculos com a academia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Experiências Estudantis