O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MODALIDADE REMOTA ACERCA DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Milena Fontenele de Oliveira
  • Natacha Oliveira Júlio
  • Darlene Pinho Fernandes de Moura

Resumo

A Avaliação Psicológica é caracterizada como um processo de cunho técnico e científico, o qual objetiva coletar dados, bem como realizar estudos e interpretar informações acerca dos mais distintos fenômenos psicológicos. Para tanto, faz-se uso de estratégias advindas da ciência psicológica, como é o caso da entrevista, da observação e dos testes psicológicos. Para o ensino de Avaliação Psicológica recomenda-se que este ocorra prioritariamente de modo presencial, tendo em vista o caráter sigiloso de informações acerca de alguns dos instrumentos utilizados no processo avaliativo, a exemplo dos testes psicológicos. Entretanto, dado o contexto atípico de pandemia da COVID-19, no semestre 2020.1, o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Métodos Projetivos de Avaliação ocorreu no formato remoto. Tais mudanças foram feitas com bases nas orientações Conselho Federal de Psicologia, que, lançou uma nota orientativa sobre o ensino de Avaliação Psicológica nesta modalidade, apontando sugestões de conteúdo para as (os) profissionais que necessitassem realizar adequações na sua prática de ensino. Seguindo tais orientações normativas, a disciplina supracitada foi ajustada e ocorreu em duas unidades. Na primeira, foram discutidos aspectos relacionados à história, conceito de projeção, classificação dos testes projetivos e técnicas de entrevista. Na segunda, foi discutida a interface entre os métodos projetivos em diferentes contextos de avaliação psicológica. De um modo geral, destaca-se que embora o aprendizado sobre a aplicação e manuseio dos principais instrumentos projetivos tenha sido impossibilitado, as adequações realizadas possibilitaram a análise crítico-reflexiva dos temas, contribuíram para o processo de aprendizagem acerca dos métodos projetivos e fomentaram reflexões acerca novos desafios envolvidos no ensino e na prática de Avaliação Psicológica.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Experiências Estudantis