A IMPORTÂNCIA DO CURTA-METRAGEM NO AUXÍLIO DA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E NA FORMAÇÃO INDIVIDUAL DE JOVENS

Autores

  • Gabriel Magalhães Torquato
  • Maria Janete Pereira da Silva
  • Tricia Feitosa Nogueira Silva

Resumo

A capacidade que o cinema tem de educar, de transmitir valores e de fazer refletir é especialmente importante na população mais jovem, que é propensa a ter as artes cinematográficas como uma forma de expressão e de identificação. A função da arte no ambiente universitário é uma aposta no sentido de legitimar a cultura como "espaço verde". O curta-metragem, ramo importante dessa arte, tem relevante capacidade de aproximação desses indivíduos com a temática apresentada em vista do seu potencial estético (além de acessível) para construção e negociação de sentidos, além de se mostrar alternativa pertinente no contexto da Pandemia pelo Corona vírus. O Projeto Cinelândia tem como objetivo aliar o cinema à construção de identidade e à formação individual de jovens e adolescentes. Os curta-metragem, apresentados em clubes de cinema, foram transmitidos online, na plataforma Google Meet, com temas previamente selecionados, e posterior discussão com base nas impressões, opiniões e sentimentos dos participantes. Ao fim da reunião, era passado aos participantes o link do questionário online no Google Forms para avaliação da ação e do curta e para melhor documentar as impressões dos participantes sobre o que foi discutido. Todos afirmaram nos questionários que as temáticas abordadas nas ações (sociedade do consumo, racismo, luto, sexualidade e isolamento social) foram bastante relevantes e atuais, com necessidade dos jovens se aprofundarem mais nos assuntos. Foram 45 participantes ao todo, destes, 22 responderam ao formulário e 77,2% avaliou as ações como ótimas e 22,7% como boas. Logo, o curta-metragem, nesse cenário, teve recepção positiva e, quando avaliamos as memórias dos extensionistas e da orientadora, enfoque nos aspectos estéticos importante na promoção de um ambiente propício para ressignificação de valores, valorização da cultura (inclusive a própria), comunicação, além de permitir uma verdadeira apropriação. É preciso divulgar mais eficientemente.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão