A escuta de professores da rede pública municipal de Sobral-CE: Uma experiência de extensão universitária

Autores

  • Anne Beatriz Nogueira Saraiva
  • Amanda Cristina Menezes do Nascimento, Távina Romão Silva
  • Ana Carolina Borges Leão Martins

Resumo

Este trabalho é referente a um relato de experiência de uma atividade desenvolvida pelo projeto de extensão universitária intitulado Travessias, vinculado ao curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral, com os docentes de uma escola profissionalizante do mesmo município. Mediante a um contato já estabelecido com essa escola, percebeu-se a importância de trabalhar com os professores visando promover um momento de escuta e de compartilhamento de vivências recorrentes a eles no âmbito escolar. Tais momentos aconteceram no espaço da biblioteca da escola com os direitos de sigilo e privacidade assegurados aos participantes. Para garantir a participação de todos os professores, a intervenção ocorreu no formato de três oficinas em dias da semana diferentes, com duração de aproximadamente uma hora, tendo como critério a divisão em áreas pedagógicas da própria escola. Duas perguntas nortearam a realização dessa atividade: 1. como havia sido a experiência dos docentes, ali presentes, com os professores que eles tiveram em seus respectivos percursos educacionais? ; 2. Como agora, na posição de educadores, eles se percebiam enquanto tal? Com o desenrolar da atividade proposta, ficaram aparentes os relatos de mudanças na relação professor-aluno, a qual, anteriormente, era marcada por certo distanciamento e rigidez no desempenho de tais papéis, tensionada por uma hierarquia mantida pelo medo, e que no momento vigente, se demonstra mais flexível, tendo em vista a recorrência com a qual os estudantes se sentem à vontade para compartilhar vivências institucionais e extrainstitucionais. Entre as causas apontadas para essa modificação estão: mudanças estruturais no âmbito escolar, desde a admissão de educadores mais jovens à presença de disciplinas socioemocionais na grade curricular. Nas conclusões, indicamos o quanto a importância dessas intervenções se deve à pertinência e à necessidade de momentos de escuta dos profissionais da educação.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão