ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AULAS GRAVADAS E AULAS AO VIVO POR MEIO DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO PROJETO ESPAÇO NOVO ACADÊMICO – ENA

Autores

  • Hellen Gomes Fernandes
  • Alanna Maria de Castro Costa, Iury Abreu Guerra, Eder Soares de Alencar, Samuel da Costa Fernandes
  • Carla Roberta Macedo de Sousa

Resumo

Introdução O projeto de extensão Espaço Novo Acadêmico - ENA consiste na promoção de aulas destinadas a 80 discentes de escolas públicas de Sobral e região que têm como objetivo a aprovação no vestibular e o ingresso no ensino superior. Os 32 docentes fazem parte do grupo de alunos universitários do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará que, mediante processo seletivo, se disponibilizam a ministrar aulas de conteúdo pré-universitário. Objetivo Este estudo tem como finalidade descrever a preferência dos discentes em relação aos modelos de ensino remoto no contexto da pandemia da COVID 19. Metodologia Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa e descritiva. Aplicou-se um questionário pela plataforma Google Forms, enviando-se um link através do WhatsApp aos 80 alunos. Trinta e seis (36) alunos participantes do projeto responderam. As perguntas consistem em avaliar qual a preferência dos alunos em relação às aulas via internet. As aulas disponibilizadas pelo projeto são on-line (ao vivo) ou gravadas (postadas no YouTube). Resultados 41,7% dos alunos participantes do questionário preferem o modelo de aula online devido à facilidade de resolver dúvidas com o professor. 33,3% dos alunos relataram preferir aulas gravadas pela facilidade de escolha de horários para assisti-las, visto que alguns alunos trabalham e/ou começaram a trabalhar. Os outros 25% escolheram a opção “sem preferência”. Conclusão Portanto, nota-se uma diferença não muito significativa entre as preferências relacionadas aos dois principais modelos de aula, o que nos permite continuar adotando ambos os métodos para melhor adaptação dos alunos, tanto as aulas gravadas para melhor encaixe na rotina dos estudantes, quanto as aulas online para prevalecer o contato direto com o professor, levando em consideração o máximo possível de suas necessidades, como empregos em horário de aula, dificuldade de acesso à internet e etc.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão