ANÁLISE DO IMPACTO DA PANDEMIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA DE ALUNOS DO PROJETO ESPAÇO NOVO ACADÊMICO

Autores

  • Alanna Maria de Castro Costa
  • Samuel da Costa Fernandes, Iury Abreu Guerra, Eder Soares de Alencar, Thales Davi Domingos da Silva
  • Carla Roberta Macedo de Sousa

Resumo

Introdução O Espaço Novo Acadêmico (ENA) é um Projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará campus Sobral com atividades de cursinho pré-vestibular. O ENA propõe aulas para 80 alunos da rede pública; orientadas por 32 professores e 5 coordenadores, todos acadêmicos de medicina. Uma das disciplinas abordadas no projeto é a matemática; e, pelo fato de ser uma ciência exata e necessitar de cálculos, observou-se um impasse, no período de pandemia e aulas remotas, no aprendizado dessa área por alunos do projeto. Objetivo Analisar o impacto da pandemia no ensino de matemática de alunos do projeto Espaço Novo Acadêmico. Metodologia Estudo transversal com abordagem quantitativa e descritiva. 36 alunos do Projeto responderam 4 perguntas em um formulário do Google. Os aspectos abordados foram: dificuldade em aprender matemática no período de pandemia; ausência de um professor presencialmente; eficácia das aulas remotas; prejuízo no raciocínio matemático. Resultados 33,3% dos alunos alegaram pouca dificuldade em aprender matemática; 27,8%, dificuldade moderada; 22,2%, dificuldade elevada; e 16,7% não teve dificuldades. 52,8% relatou que a ausência de um professor presencialmente foi muito prejudicial; 33,3%, pouco prejudicial; e 13,9% não sentiu prejuízo. 72,2% relatou ter aprendido pouco nesse período; 22,2% aprendeu tudo; e 5,6% não conseguiu aprender. 47,2% dos participantes alegaram muito prejuízo em melhorar o raciocínio matemático; 38,9%, pouco prejuízo; e 13,9% não teve prejuízo. Conclusão Pelo menos 75% dos alunos alegaram um impacto negativo da pandemia no aprendizado de matemática, evidenciando o desafio de aprender uma ciência exata por meio de aulas remotas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão