AUTOEXAME DAS MAMAS: LEVANDO EVIDÊNCIAS A UMA CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA
Resumo
INTRODUÇÃO: O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. Nesse sentido, o autoexame das mamas é um método de rastreamento muito incentivado nas campanhas de prevenção do câncer de mama. Campanhas como o Outubro Rosa possuem alto potencial de mobilização para promoção da saúde, devendo ser guiadas por evidências. RELATO DE EXPERIÊNCIA: No dia 16 de outubro de 2020, a Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica de Sobral realizou um momento de promoção da saúde em uma praça pública. A princípio, as mulheres eram abordadas pelos ligantes e recebiam um folheto educativo em que constava informações acerca da importância do rastreio do câncer de mama e sinais/sintomas suspeitos. Em seguida o ligante questionava acerca da importância do autoexame e deixava o público expor seu conhecimento. Observou-se um tipo de consciência coletiva acerca da realização do autoexame de mama. Nenhuma participante manifestou opinião oposta ao benefício do autoexame. Mesmo que uma mulher abordada relatasse não o fazer, reconhecia-o como uma estratégia a ser encorajada. Diante disso, após cada participante expor seu conhecimento, o ligante falava que a atual diretriz do Instituto do Câncer (INCA) contraindica o autoexame como método de rastreamento, visto que não promove redução de mortalidade e ainda aumenta o diagnóstico de lesões benignas. Em seguida, eram expostos, de forma didática, conceitos como redução de mortalidade, rastreamento, falso-positivo, os fatores de risco e as indicações específicas do rastreamento com mamografia. CONCLUSÃO: Evidências científicas devem ser mais difundidas em campanhas de alto potencial de mobilização. Deve-se deixar de propagar a realização do autoexame das mamas em campanhas do outubro rosa, enfatizando a mamografia como único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade do câncer de mama.Publicado
2021-01-01
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Seção
XXIX Encontro de Extensão
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