AVALIAÇÃO DA CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES QUANTO À EFETIVIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) EM UM CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DA UFC - CAMPUS SOBRAL

Autores

  • Eder Soares de Alencar
  • Samuel da Costa Fernandes, Hellen Gomes Fernandes, Iury Abreu Guerra, Thales Davi Domingos da Silva
  • Carla Roberta Macedo de Sousa

Resumo

Introdução - O Espaço Novo Acadêmico (ENA) foi criado pelos discentes de medicina da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral com o intuito de fornecer a melhor preparação possível para estudantes de baixa renda. Caracteriza-se por ser um cursinho pré-vestibular que possui 32 professores voluntários, 5 coordenadores, 80 alunos e uma orientadora. Em 2020, devido à pandemia, as atividades aconteceram majoritariamente a distância, por meio de plataformas virtuais que possibilitaram a transmissão de conhecimento. Objetivo - Analisar o desempenho dos alunos no decorrer do ano e estimar sua percepção quanto ao cursinho, às aulas e às atividades enviadas remotamente. Metodologia - Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa e descritiva. Utilizou-se uma pesquisa em forma de questionário na plataforma virtual Google Forms. 36 estudantes do projeto foram indagados quanto: ao nível de esforço, aprendizado com as atividades enviadas e à habilidade e receptividade dos professores durante o ano.  Resultados - Quando ao nível de esforço próprio, 11,11% consideraram "excelente", 36,11% "muito bom", 38,88% "moderado", 13,88% "fraco" de 0% "muito fraco".  Quanto ao aprendizado com as atividades enviadas, 58,33% consideraram "satisfatório", 30,55% "moderado" e 11,11% "insatisfatório". Sobre a habilidade e receptividade, 97,22% consideram os professores hábeis e receptivos e 2,77% não souberam responder.  Conclusão - Apesar da habilidade e da receptividade dos professores remotamente ser reconhecida pela imensa maioria dos estudantes, 41,66% dos alunos não julgaram seu nível de aprendizado satisfatório. Ademais, mais da metade dos participantes consideraram seu nível de esforço moderado ou fraco.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão