AVALIAÇÃO DA CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES QUANTO À EFETIVIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) EM UM CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DA UFC - CAMPUS SOBRAL
Resumo
Introdução - O Espaço Novo Acadêmico (ENA) foi criado pelos discentes de medicina da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral com o intuito de fornecer a melhor preparação possível para estudantes de baixa renda. Caracteriza-se por ser um cursinho pré-vestibular que possui 32 professores voluntários, 5 coordenadores, 80 alunos e uma orientadora. Em 2020, devido à pandemia, as atividades aconteceram majoritariamente a distância, por meio de plataformas virtuais que possibilitaram a transmissão de conhecimento. Objetivo - Analisar o desempenho dos alunos no decorrer do ano e estimar sua percepção quanto ao cursinho, às aulas e às atividades enviadas remotamente. Metodologia - Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa e descritiva. Utilizou-se uma pesquisa em forma de questionário na plataforma virtual Google Forms. 36 estudantes do projeto foram indagados quanto: ao nível de esforço, aprendizado com as atividades enviadas e à habilidade e receptividade dos professores durante o ano. Resultados - Quando ao nível de esforço próprio, 11,11% consideraram "excelente", 36,11% "muito bom", 38,88% "moderado", 13,88% "fraco" de 0% "muito fraco". Quanto ao aprendizado com as atividades enviadas, 58,33% consideraram "satisfatório", 30,55% "moderado" e 11,11% "insatisfatório". Sobre a habilidade e receptividade, 97,22% consideram os professores hábeis e receptivos e 2,77% não souberam responder. Conclusão - Apesar da habilidade e da receptividade dos professores remotamente ser reconhecida pela imensa maioria dos estudantes, 41,66% dos alunos não julgaram seu nível de aprendizado satisfatório. Ademais, mais da metade dos participantes consideraram seu nível de esforço moderado ou fraco.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.