AVALIAÇÃO DO CONCURSO DE REDAÇÃO COMO FATOR DE ESTÍMULO À PRODUÇÃO TEXTUAL DE ESTUDANTES EM UM CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DA UFC - CAMPUS SOBRAL

Autores

  • Samuel da Costa Fernandes
  • Alanna Maria de Castro Costa, Hellen Gomes Fernandes, Thales Davi Domingos da Silva, Eder Soares de Alencar
  • Carla Roberta Macedo de Sousa

Resumo

Introdução O Espaço Novo Acadêmico (ENA) consiste em um cursinho pré-vestibular da UFC - Campus Sobral desenvolvido por alunos do curso de Medicina e direcionado a 80 estudantes de escolas públicas. Em 2020, durante a pandemia, o estímulo dos alunos às atividades, agora remotas, do projeto estava notoriamente comprometido. Em face disso, visando ao incentivo à produção textual, foi implementado, em julho de 2020, o Concurso de Redação do ENA, com premiações ao estudante: com melhor nota em cada mês, com maior evolução de notas no período e melhor média de notas ao final do ano. Objetivo  Avaliar a efetividade da implantação do Concurso de Redação na realização das atividades do ENA voltadas à produção textual.  Metodologia Trata-se de um estudo observacional, predominantemente analítico, quantitativo e longitudinal. Utilizou-se dados internos do projeto a fim de traçar um comparativo entre os 3 meses anteriores à implantação do Concurso de Redação e os 3 meses subsequentes. As variáveis analisadas foram: número médio e individual de redações enviadas. Resultados Nos meses anteriores à implantação do concurso, houve, em média, 31 redações por mês; nos seguintes, 82 redações por mês. Quanto ao número de redações individuais enviadas, 77,5% dos estudantes enviaram mais redações no período pós-implementação do concurso, se comparado ao período anterior. Conclusão A implantação do Concurso de Redação do ENA se mostrou como fator direto de melhora no estímulo à produção textual do projeto. Entretanto, notou-se que, para 22,5% dos estudantes, a ação não surtiu o efeito esperado, demonstrando necessidade de aperfeiçoamento.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão