AVALIAÇÃO DO USO DE FERRAMENTAS EXTERNAS NO AUXÍLIO AO APRENDIZADO EM UM CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DA UFC - CAMPUS SOBRAL

Autores

  • Thales Davi Domingos da Silva
  • Alanna Maria de Castro Costa, Hellen Gomes Fernandes, Iury Abreu Guerra, Samuel da Costa Fernandes
  • Carla Roberta Macedo de Sousa

Resumo

Introdução O Espaço Novo Acadêmico (ENA) é um projeto de extensão da UFC Sobral, que tem como objetivo ofertar um cursinho pré-vestibular gratuito para alunos da rede pública da macrorregião de Sobral. O ENA conta com o apoio de instituições privadas e públicas, a plataforma Descomplica é um exemplo das ferramentas que são ofertadas aos alunos do projeto, com o intuito de auxiliar e facilitar o aprendizado dos alunos. Objetivo Este estudo tem como objetivo avaliar o uso e o impacto das ferramentas digitais do projeto no aprendizado, rotina e desempenho dos alunos em provas e simulados. Metodologia Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e descritivo. Os dados foram obtidos através de questionários feitos na plataforma Google Forms, foram questionados a frequência de uso das ferramentas, a sua influência no cronograma de estudos e na melhora do desempenho em provas e simulados. Resultados 66,7% dos alunos usam as plataformas de uma a mais de 5 vezes por semana, 25% deles a usam quase todos os dias, e 44,4% as consideraram indispensáveis no processo de aprendizado. Sobre o desempenho dos alunos em simulados de provas, quando comparado o antes e depois do uso das ferramentas, 25% consideravam o seu desempenho fraco no início do ano, esse número caiu para 11,1%, e enquanto no início do ano nenhum dos alunos considerava seu desempenho excelente, esse número aumentou para 5,8% ao fim do ano. Conclusão Conclui-se que o uso frequente das plataformas digitais externas é de grande ajuda no auxílio ao aprendizado, no segmento de um cronograma de estudos e nos resultados individuais em provas e simulados.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão