Análise de rendimento via questionário online das aulas remotas do Curso de Especialidades Pediátricas no contexto da Pandemia da COVID-19: Um estudo quantitativo da Liga Acadêmica de Pediatria e Neonatologia de Sobral.

Autores

  • Maria Daiana Rufino Freire
  • Bruna Araújo Aguiar, Letícia Benevides Cavalcante Soares
  • Renata Freitas Lemos de Oliveira

Resumo

Introdução: Devido a pandemia de COVID-19, novas estratégias de ensino foram amplamente difundidas. Essas novas práticas de ensino remoto, com foco no ensino a distância (EAD), foram utilizadas dentro do ambiente acadêmico. Objetivos: Avaliar o rendimento de um curso de pediatria online voltado para a população acadêmica. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, realizado pela plataforma GoogleForms, com o intuito de avaliar o aproveitamento de um curso. Foi criado um questionário com 5 perguntas a ser respondido após as aulas com subespecialistas em pediatria de diferentes locais do país. O curso foi divulgado através de midias sociais (Instagram), e realizado ao vivo pelo YouTube no período entre 02 de junho a 10 de julho deste ano. Foram 10 aulas, com 40 horas de duração no total, com emissão de certificado. Foram recebidos 58 questionários no dia 05 de junho para avaliar o rendimento dos participantes. Resultados: Constatou-se que 39,7% das pessoas consideraram o formulário difícil, 56,9% avaliou como dificuldade média e 3,4% o considerou fácil. Dentre as respostas, 17,2% dos estudantes acertaram 5 questões; 25,8% acertaram 4 questões; 20,6% acertaram 3 questões ; 15,5% acertaram 2 questões; 15,5% acertaram 1 questão e cerca de 5,1% não obtiveram acertos. Das questões, 4 alcançaram taxas de acerto entre 56,9% e 77,6% e uma única questão se apresentou duvidosa, com acertos de 39,7% na opção mais escolhida e 36,2% na segunda opção mais escolhida. Conclusão: As novas modalidades de ensino permitem não só a continuidade das atividades do projeto de extensão, como também promovem o contato com especialistas de outras regiões e troca de novas experiências. O ensino remoto passa a ser uma boa opção de ensino em situações de restrição aos encontros presenciais. Como foi demonstrado, 63,6% dos participantes acertou os questionários de forma satisfatória, mesmo que a maioria considerasse a atividade difícil.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão