AÇÃO EDUCATIVA NA CONSCIENTIZAÇÃO DO IMPACTO DAS POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SOBRAL-CE

Autores

  • Ivo Rafael Cunha Braga
  • Jhulia de Aguiar Polleze, Francisco Romário Vasconcelos Marques, Danielle Xavier do Nascimento
  • Roberta Cavalcante Muniz Lira

Resumo

INTRODUÇÃO: O racismo estrutural no Brasil pode ser constatado a partir de diversas características institucionais e sociais. Assim, é importante a realização de momentos de diálogo sobre impactos sociais das políticas raciais. Com isso, o Núcleo Acadêmico de Educação em Saúde realizou uma roda de conversa sobre as políticas de ações afirmativas, objetivando perceber o lugar dessas políticas no incentivo à equidade de oportunidades aos cotistas beneficiados por tais programas. OBJETIVOS: Conscientizar estudantes da área da saúde a respeito da necessidade das políticas de ação afirmativa relacionadas ao sistema de cotas e desconstruir os ideais racistas. METODOLOGIA: A atividade ocorreu no dia 27/11/2020, via conferência digital, às 18 horas e teve duração de quatro horas. A palestrante Amanda Leite, Coordenadora Geral do Coletivo Feminista Marias do Ceará e integrante do Coletivo de Resistência Negra Quilombada realizou uma roda de conversa acerca do tema “O papel determinante das políticas de inclusão racial” para instigar o pensamento crítico e discutir os aspectos sociais envolvidos na questão, sendo em seguida aplicado um formulário contendo 10 perguntas, para a avaliação do impacto da atividade. RESULTADOS: A partir dos formulários aplicados aos 20 participantes, verificou-se um consenso quanto a defesa do sistema de inclusão social em ambientes acadêmicos. Dos entrevistados, 90% consideraram necessárias as cotas raciais, enquanto os 10% restantes pontuaram que tal mecanismo de inclusão deveria ser restrito ao aspecto social-econômico. CONCLUSÃO: A atividade provou ter relevância no cenário da UFC Sobral, demonstrando a necessidade de oferecer lugar de fala para lideranças do movimento negro discutirem temas sensíveis.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão