DA CIRCULAÇÃO DOS DISCURSOS INSTITUCIONAIS À POLÍTICA DA PALAVRA: A EXPERIÊNCIA DE ATUAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Roniel Sousa Damasceno
  • Marília Albuquerque de Sousa
  • Ana Carolina Borges Leão Martins

Resumo

Este trabalho apresenta um projeto de extensão, através do qual se ensaiam práticas institucionais como possibilidade de atuação de psicólogas/os no contexto das escolas públicas, a fim de reconhecer estes profissionais como atores/atrizes da trama educacional. Trata-se do projeto Psicanálise, Política e Educação, que está vinculado ao Laboratório de Práticas e Pesquisas em Psicologia e Educação (LAPPSIE) do curso de Psicologia, no campus de Sobral, tendo fomento da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (PREX/UFC). Nesse projeto, se objetiva a inserção dos estudantes de psicologia no campo das instituições escolares, de modo a lhes possibilitar uma aproximação mais contínua com as demandas da psicologia escolar. Além disso, pretende-se ensaiar ações institucionais na tessitura da interface do discurso analítico com o contexto das escolas públicas, desde as contribuições que a psicanálise traz para o campo da prática em educação aos endereçamentos deste saber na inserção de psicanalistas nas escolas. Nesse caminho, estruturalmente, se percebeu a importância do acolhimento institucional e encaminhamentos coletivos para as demandas que emergem no cotidiano das escolas, endereçando-as à instituição e implicando esta em casos de terceirização das queixas escolares. Assim, buscando o distanciamento de práticas individualistas e culpabilizantes em psicologia escolar, bem como apostando na implicação dos atores e atrizes escolares na estrutura institucional e nas dificuldades enfrentadas, à luz de rupturas com ações cristalizadas e olhares que objetificam os sujeitos. Com estas ações institucionais, compromete-se com o desvelamento das redes discursivas que oprimem e silenciam os sujeitos escolares.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão