DIFICULDADES DIANTE DA PANDEMIA DO COVID-19: INCORPORAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL
Resumo
Introdução: As redes sociais estão se difundido a cada dia, cabendo as instituições de saúde, estrategicamente, usá-las em seu benefício, tendo em vista que estas fomentam a expansão de informações, capacitam os indivíduos, e facilitam o processo de comunicação. Durante a pandemia da Covid-19, as redes sociais apresentaram importante papel para disseminar conteúdo educativo. Objetivo: Relatar o uso de rede social voltada a acadêmicos, profissionais e população em geral com informações relativas a saúde, em especial a saúde bucal, durante o período de pandemia causada pelo vírus SARS COV–2. Método: Trata-se de um relato de experiência, que se propõe a descrever as ações realizadas pelo Grupo de Estudos e Ações em Saúde Coletiva – GEASC, por meio de um perfil nas redes sociais Instagram e facebook, de abril a dezembro de 2020, durante o período de pandemia causada pelo vírus SARS COV - 2, na qual procurou-se manter a integração do ensino-serviço-comunidade. As ações incluíram: Repostagem de ações realizadas pelo grupo, postagens comemorativas, dicas de leitura e Flashcards, no qual recorreu-se a pesquisa bibliográfica, escolha de artigos, e adaptação para embasar a elaboração do material a ser divulgado. Resultados: A partir da realização de 23 publicações abordando: Repostagem de ações realizadas pelo grupo, postagens comemorativas, dicas de leitura e Flashcards. Os flashcards abordaram as seguintes temáticas: Fluoretos, Escovação Bucal Supervisionada, Lei 8142/90 e Atenção Primaria Em Saúde. Percebeu-se uma boa aceitação do público e abrangência significativa do conteúdo aos usuários das redes sociais, evidenciado por 600 curtidas e 68 comentários. Conclusão: As redes sociais com cunho educativo são ferramentas de fácil acesso, capazes de alcançar um público amplo e promover saúde. Neste sentido é importante aprimorar cada vez mais os conteúdos postados, bem como buscar a participação dos usuários no desenvolvimento destes.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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