EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAUDE DO PET-SAUDE INTERPROFISSIONALIDADE: UM ESTUDO DOCUMENTAL NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO NORTE DO CEARÁ
Resumo
A formação profissional em saúde encontra-se marcada por movimentos de reformas para mudar o sistema de saúde. A partir desses, iniciativas como o Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) buscam promover a implementação permanente da Educação Interprofissional (EIP) nos cursos de graduação em saúde, na pretensão de reorientar a formação profissional e fortalecer o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Este trabalho tem o objetivo de identificar os aspectos teórico-práticos da Educação Interprofissional nos cursos da saúde que integram o Pet-Saúde/Interprofissionalidade em um município do Norte do Ceará. No plano metodológico, trata-se de um estudo descritivo e documental, desenvolvido na cidade de Sobral, estado do Ceará, junto à equipe do Pet-Saúde/Interprofissionalidade (2019-2021). A coleta de dados foi realizada em documentos de domínio público, extraídos de websites, configurados pelos Pareceres e Resoluções das Diretrizes Curriculares Nacionais e os Projetos Pedagógicos dos cursos de Educação Física – Bacharelado e Licenciatura, e Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e os cursos de Medicina, Odontologia e Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Campus Sobral. Nos achados iniciais, aponta-se que a competência colaborativa está presente em quatro dos cursos investigados. Funcionamento de equipe destaca-se em predominância nos achados, principalmente nos aspectos acerca das competências específicas e nos conteúdos curriculares dos cinco cursos. As evidências demonstram que há um longo percurso a ser trilhado para que a EIP seja implementada em todos os cursos, porém os passos dados configuram um processo potente para a formação profissional de estudantes da área da saúde.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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