ESTUDAR, TRABALHAR E OS DILEMAS DA JUVENTUDE PERIFÉRICA: VIVÊNCIAS E ESCUTAS A PARTIR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Francisco Ivo Duarte de Sousa
  • Francisca Denise Silva Vasconcelos

Resumo

A extensão universitária proporciona e reafirma o compromisso social que a universidade assume com a sociedade, e é a partir desse contrato social que ambas as partes crescem em conhecimento conjunto. As vivências dentro da extensão proporcionam um contato com a prática e a teoria, pensando em uma práxis transformadora e crítica diante da realidade que estamos atuando. Através do Projeto Reescrevendo Minha História que atua com jovens do ensino médio em situação de vulnerabilidade socioeconômica que torna o objetivo deste trabalho em realizar um diálogo entre o papel da extensão universitária na transformação social e as desigualdades vivenciadas e relatadas que se desdobram das ações realizadas nas escolas públicas do município de Sobral/CE. A metodologia aplicada é de caráter qualitativa, dada a importância da pesquisa qualitativa para o contexto educacional quanto para as ciências humanas. Os diários de campo produzidos serão os instrumentos de pesquisa do trabalho, sendo analisados a partir das/os teóricas/os que são estudados no projeto. A extensão universitária atua como porta de entrada para muitos jovens em situação de vulnerabilidade social começar a traçar projetos de vida pelos atravessamentos que projetos de extensão realizam, exemplo do projeto Reescrevendo Minha História, apresentando a universidade pública como algo possível para muitos que nem sequer saibam da existência desta. O Reescrevendo Minha História aposta que é possível a transformação da realidade a partir do conhecimento, que o sujeito se perceba autor da própria história e que possa atuar em seu contexto de forma crítica. A relação da extensão universitária e sociedade propõe o diálogo entre diferentes realidades. A extensão universitária proporciona aos alunos de graduação um contato com a realidade e prática, onde a atuação dessa/e futura/o profissional consiga ampliar seu olhar para as desigualdades e acolher cada realidade, mas rompendo com uma lógica que faz operar as desigualdades.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão