EXTENSÃO PARA DIFUSÃO DA PROGRAMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS E JOGOS EDUCACIONAIS

Autores

  • Felipe Barros Muniz
  • Felipe Bruno Moreira Nunes, Renan Henrique Cardoso, Gabriel Ribeiro Camelo, Stefane Adna dos Santos
  • Rômulo Nunes de Carvalho Almeida

Resumo

Na lista dos 35 países com dados disponíveis sobre o percentual de engenheiros entre o total de egressos do ensino superior, segundo a OECD, o Brasil figura com o menor percentual de engenheiros em 2007. Novamente ficamos muito distante do perfil dos principais países da Ásia e mesmo quando comparados com os Estados Unidos, onde também há um claro problema de estimular os jovens a estudar engenharia e ciências, o Brasil segue perdendo. Este cenário de insuficiência quantitativa de engenheiros e mesmo de estudantes de engenharia para fazer frente às necessidades do País pode resultar em um grave problema de sustentabilidade para o desenvolvimento econômico. A urgência das ações nessa área é tão consensual que vem sensibilizando, progressivamente, a indústria, a academia e o governo. A iniciativa de desenvolvimento de jogos e aplicativos educacionais tem por finalidade proporcionar o ensino de programação e aprendizagem de linguagens computacionais para alunos de ensino médio. Trata-se de uma quebra de paradigmas, uma vez que tais conceitos são restritos ao Ensino Superior, em cursos específicos do ramo computacional. Posto isto, alunos que pretendem ingressar na Universidade são desafiados a compreender e aplicar importantes conceitos que viabilizem a aplicação de programação e construção de softwares e jogos. Assim, pretende-se promover o aprendizado lúdico pautado em programação computacional, com a aplicação dos conceitos supracitados. A fim de tornar a interação para a criação dos jogos mais democrática e acessível, utiliza-se o software Godot. GameMaker e Scratch. Com essas ferramenta, já é possível ter uma pré-visualização da produção do jogo, que conecte os conhecimentos por meio de blocos e sessões de forma simples e intuitiva. O presente trabalho relata também os desafios e modificações da iniciativa frente ao cenário de pandemia quando trata-se do publico algo em situação de vulnerabilidade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão