EXTENSÃO, PANDEMIA E ESCOLA PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROJETO “ENTRE MUROS: EXTENSÃO, DOCÊNCIA E RESISTÊNCIA”

Autores

  • Luana Paiva da Silva
  • Jorge Samuel de Sousa Teixeira
  • Francisca Denise Silva Vasconcelos

Resumo

O projeto de extensão Entre Muros: Extensão, Docência e Resistência, vinculado ao Laboratório de Estudos das Desigualdades & Diversidades, tem como objetivo favorecer a leitura e escrita crítica-reflexiva de estudantes do ensino médio das escolas públicas, tendo em vista sua formação sociocultural, intelectual e cidadã. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência acerca das ações desenvolvidas por este projeto no cenário de pandemia vivenciado no ano de 2020. Diante das limitações trazidas por esse contexto, utilizamos duas metodologias para buscarmos alcançar nosso público-alvo. Inicialmente produzimos uma cartilha apresentando dicas e temas pertinentes dirigida aos estudantes de escolas públicas que estavam se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e posteriormente realizamos três rodas de conversa abertas ao público geral, com temas escolhidos pelos próprios estudantes acerca de questões que atravessam o ambiente escolar. Percebemos que as ações realizadas durante a pandemia exerceram forte impacto sobre os extensionistas do projeto, posto que, ao se depararem com o ineditismo desse novo cenário, foi necessário pensar em estratégias que possibilitassem a manutenção da atuação do projeto. Assim, através da reinvenção de nossas práticas e do auxílio de ferramentas tecnológicas, buscamos fazer com que nossas intervenções continuassem exercendo repercussões no nosso público-alvo, com ações que possibilitaram um atravessamento de limites no que diz respeito principalmente ao alcance do público, visto que as rodas de conversa e a cartilha produzida são disponibilizadas em espaços virtuais públicos e gratuitos. Concluímos que apesar das frustrações e desafios, as ações de extensão realizadas remotamente puderam contribuir significativamente para o nosso trabalho enquanto extensionistas, pois diante do cenário pandêmico, pudemos construir novas formas de fazer com que a Universidade Pública permaneça chegando até a comunidade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão