INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: EVIDÊNCIAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Ana Auriane Marques Xavier
  • Jamile Maria Sampaio Tabosa, Karina Oliveira de Mesquita, Jacques Antonio Cavalcante Maciel, Carla Ribeiro de Sousa
  • Camilla Araujo Lopes Vieira

Resumo

No Brasil, iniciativas entre o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Educação (MEC) são desenvolvidas para promover mudanças na formação de profissionais, especialmente com a integração do ensino com o serviço público. Nesse sentido, este trabalho se configura como uma revisão integrativa da literatura, que busca sintetizar de modo crítico as produções acerca do tema e evidenciar as lacunas existentes e os aspectos que precisam ser aprofundados em trabalhos vindouros. O objetivo dessa revisão foi analisar a produção científica sobre a integração ensino-serviço-comunidade e suas repercussões para a formação em saúde. Seguindo o referencial metodológico adotado nesta revisão, para nortear sua condução, foi delineada uma questão de pesquisa, sendo ela: Quais as repercussões da integração ensino-serviço-comunidade na formação em saúde?. A busca de estudos foi realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com publicações no período de 2015 a 2019. A amostra final constatou 29 produções científicas, sendo majoritariamente publicadas entre os anos 2018 e 2019 (76%). Tais publicações, no seu cunho metodológico, variaram quanto ao tipo de pesquisa e todos os estudos são de abordagem qualitativa ou mista, não tendo sido encontrados estudos quantitativos, exclusivamente. As produções científicas demonstram como potencialidades da integração ensino-serviço-comunidade: os ganhos da comunidade por receber uma atenção integral e diferenciada, aos profissionais por poderem atualizar o seu fazer teórico e prático e, principalmente aos estudantes ao conceber uma formação mais contextualizada, a partir da construção de um conhecimento pautado nas necessidades locais, com foco na aprendizagem compartilhada e na prática colaborativa.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão