LAPSIHC: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA GRADUAÇÃO

Autores

  • Yorrana Ferreira Tomaz de Lima
  • Milena Maria Rocha Lopes, Bruno Sousa da Silva
  • Amanda Biasi Callegari

Resumo

O LAPSIHC (Laboratório de Psicologia Histórico-Cultural) da UFC, Campus Sobral, nasceu para dar a oportunidade aos estudantes do curso de Psicologia, a obterem conhecimentos direcionados à área da Psicologia Histórico-Cultural, sob o viés do materialismo histórico-dialético, através do contato com os textos, artigos, livros e afins, e do exercício minucioso de leitura e do debate acurado durante os encontros do grupo de estudo, além do fomento à realização de pesquisas para eventos à parte. Desse modo, o Laboratório é composto por três eixos de pesquisa. São eles: 1) Fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural: têm o fim de resgatar as bases teóricas do materialismo histórico-dialético e investigar a revisão crítica que os autores fazem da psicologia tradicional, almejando produzir conhecimento e formas de atuação que estejam em sintonia com os pressupostos epistemológicos da abordagem histórico-cultural e que possam contribuir no aprofundamento da teoria de Vigotski. 2) Desenvolvimento Humano: Tem na centralidade do trabalho e da luta de classes e da atividade, os pressupostos, respectivamente, do desenvolvimento filogenético, histórico e ontogenético do homem. Os estudos também são dirigidos ao campo da defectologia, teoria desenvolvida por Vigotski. 3) Neuropsicologia: busca avançar na compreensão da Teoria dos Sistemas Funcionais de Alexander Luria, a fim de compreender o caráter ativo do comportamento humano e sua capacidade de planejamento de ações futuras, estudando, para isso, as bases da neuroanatomia e os sistemas cerebrais que participam na construção de percepção e ação, de fala e inteligência, de movimento e atividades conscientes dirigidas a objetivos futuros. Em seu primeiro ano, o LAPSIHC, por ocasião da pandemia, se deu de forma remota, com encontros síncronos, para debates; e os alunos puderam desenvolver pesquisas, com cooperação mútua e sob a orientação da professora que o coordena.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão