O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PELO GRUPO DE ESTUDOS E PRÁTICAS CLÍNICAS EM ENDODONTIA EM MEIO A PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Os programas de extensão universitária são considerados como um pilar na educação superior no Brasil, orientando a formação profissional, técnica e humanística. As atividades de extensão têm ainda o papel de promover a inserção dos estudantes na realidade cotidiana, política, social e econômica brasileira, e a participação direta na vivência com a comunidade em que este está inserido. Porém a pandemia de COVID-19, juntamente com as medidas de distanciamento e isolamento social promoveram um impasse desafiador aos projetos de extensão, evidenciando a necessidade de uma reformulação da execução e promoção das atividades no âmbito acadêmico e social. Este relato tem como objetivo descrever as experiências e vivências dos membros do Grupo de Estudos e Práticas Clínicas em Endodontia – GEPCE em meio ao contexto desafiador da pandemia de COVID-19, e descrever também o uso de ferramentas digitais de web-conferência síncronas e assíncronas como ferramenta alternativa na execução das atividades do grupo. Este relato trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, produzido a partir das vivências de seis membros extensionistas do projeto intitulado “Grupo de Estudos e Práticas Clínicas em Endodontia” do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral. As atividades ocorreram durante o ano de 2020, entre os meses de março a dezembro. A execução das ações se deu incialmente por meio de “podcasts” na ferramenta “Whastapp”. Em seguida, incorporou-se a ferramenta ”Google Meet” e “Google Classroom”, onde se debatiam temas referentes a rotina do projeto e também a realização de palestras e web-conferências de pesquisadores e professores, apresentação de seminários e revisão de literatura. Conclui-se que as ferramentas digitais foram fundamentais na manutenção do projeto, mantendo o grupo coeso e atento aos temas relativos à endodontia, mesmo nesse momento tão delicado e desafiador aos projetos de extensão.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXIX Encontro de Extensão
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