PATOLOGIA E VÍRUS RESPIRATÓRIOS EMERGENTES: INTERLIGAÇÃO ENTRE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO EM UM MUNDO DE INCIDÊNCIAS PANDÊMICAS.

Autores

  • Thaís Costa Ribeiro Sales
  • Radsenberg Pires Braga, Suzanne Alves Eufrásio, Maria Edwigis Fontenele Oliveira, Francisca Marina Martins Torres Magalhães
  • Pedro de Sá Cavalcante Ciarlini

Resumo

A pandemia de SARS- CoV-2 apresenta um alto potencial de disseminação, com a presença de assintomáticos que, apesar de não configurarem características sintomatológicas relevantes, têm a capacidade de dissiparem de forma mais branda a infecção. O patógeno vem tomando proporções danosas extremas, sendo refletida em um notável percentual de infectados, e seus danos patológicos graves, havendo necessidade de auxílio de profissionais na área de patologia para a confirmação diagnóstica. O objetivo geral do estudo é reconhecer a importância da patologia na pandemia causada pelo SARS-CoV-2, tendo como justificativa a notabilidade amplificada dos profissionais envolvidos na área clínica e laboratorial durante a pandemia de 2020, a fim de buscar a importância da patologia em um mundo com doenças virais emergentes. Os métodos utilizados incluíram pesquisas teóricas nas bases de dados Lilacs e Scielo, utilizando-se os termos “CORONAVÍRUS” AND “PATOLOGIA”, com finalidade de relacionar as duas temáticas, extraindo-se 22 artigos, formando uma tabela comparativa com resultados obtidos em cada estudo, recolhendo 8 estudos relacionados diretamente ao papel do profissional com conhecimento na área da patologia durante a pandemia de Covid-19. Observou-se que o papel da patologia está em ascendência no cenário de infecções. Os resultados são indicativos de essencialidade no diagnóstico, sendo que a boa análise dos resultados laboratoriais está interligada com a qualidade posterior de vida que o paciente vai apresentar e no desvendamento dos processos patológicos envolvidos na propagação do vírus, sendo igualmente importante para a escolha dos tratamentos posteriores. Portanto, profissionais patologistas qualificados são indispensáveis em redes de atendimento hospitalar devendo ser essencial para um mundo pós-pandêmico que posteriormente irá apresentar aos infectados sequelas anatomofisiopatológicas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão