Rearranjando tecnologias: Habilidades Sociais e as transformações no âmbito da educação à distância

Autores

  • Francisco José Elder Furtado Marques
  • Jamile Maria Sampaio Tabosa
  • Natália Santos Marques

Resumo

Habilidades sociais (HS) são classes de respostas que possibilitam relações interpessoais, possivelmente, mais efetivas entre pares em diferentes contextos. Estas, comumente, são oriundas e desenvolvidas através das interações e atividades propiciadas ao longo da vida, entretanto dar-se-á ênfase aos contornos do seio escolar. Todavia, diante dos prejuízos nas interações sociais ocasionados pela pandemia de Covid-19 e afastamento social faz-se necessário pensar meios que garantam aos alunos oportunidades de desenvolverem um repertório de habilidades sociais. Para viabilização deste estudo foram consultados acervos de sites interativos e a base de dados Google acadêmico, por meio dos termos “Tecnologias”, “Habilidades Sociais” e “Educação”. Os resultados evidenciaram sites de quiz cooperativos, jogos on-line e interativos, e ferramentas onde professores e alunos podem dialogar acerca de diversas temáticas. Essas tecnologias que permitem o trabalho cooperativo entre pares e favorecem a troca de conhecimentos e experiências entre professores e alunos incidem na aquisição e desenvolvimento de competências e habilidades aos envolvidos. Assim pesando as informações supracitadas espera-se contribuir para a esclarecimento de que aparatos tecnológicos sejam opções viáveis para auxiliar gestores e professores a trabalhar as intempéries na elaboração de um currículo que integre a promoção e o aperfeiçoamento de repertórios de habilidades sociais, embora sob o contexto de isolamento e distanciamento social, além de pensar alternativas que possam vir a suprir déficts em um plano de retomada das atividades presenciais.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXIX Encontro de Extensão