A prática do inglês médico mediada a partir de casos clínicos do The New England Journal of Medicine

Autores

  • Amanda Oliveira Silva
  • Beatrice Ponte Souza, Matheus de Paula Pessoa Bezerra, Nickolas Souza Silva, Yan Nascimento da Silva
  • Roberta Cavalcante Muniz Lira

Resumo

Introdução: O idioma inglês é o 2ª em falantes e o 1ª no âmbito das relações internacionais, assumindo papel mais importante como instrumento de comunicação e transmissão de conhecimento tecnocientífico e cultural. Dominar o idioma tornou-se relevante para profissionais da saúde com melhores possibilidades de integração na aldeia global. A contínua atualização dos médicos é importante para o exercício da medicina de boa qualidade, pois os artigos atuais são majoritariamente em inglês, torna-se necessário o domínio do inglês, direcionada para a área médica, pelos estudantes de Medicina desde o início da graduação. Este estudo é um relato de experiência sobre a prática do inglês médico (IM) a partir da discussão dos casos clínicos do The New England Journal of Medicine (NEJM) envolvendo acadêmicos de Medicina. Relato de experiência: A ideia de capacitações de IM foi iniciada a partir de experiências internas posteriores voltadas ao grupo Projeto de Educação Tutorial (PET), e, com auxílios de professores com experiência internacional, foram expandidas para demais discentes. As capacitações ocorriam conforme disponibilidade dos mediadores, sendo abordados artigos médicos do NEJM para compreensão da tradução e para conhecimento do IM abordado em artigos deste periódico. Após a leitura do artigo em inglês, é feito um debate crítico dos conhecimentos em IM adquiridos. Ao fim da capacitação, os integrantes do PET debatem entre si e orientam postagens em IM em plataforma de mídia digital para a educação continuada dos seguidores da página virtual. Considerações finais: Atividades de IM desenvolvidas pelo grupo PET-UFC juntamente docentes foram extremamente proveitosas para os participantes, auxiliando no aprendizado de termos e expressões do IM, bem como, estimulando o raciocínio clínico dentro dos casos apresentados, resultando em impactos positivos no aprendizado dos envolvidos, o que sugere o benefício da realização de mais atividades dessa temática durante a graduação.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Programas de Educação Tutorial