Ações do PET Psicologia Sobral durante a pandemia: o “Grupo de Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental”

Autores

  • Yana Kelle Pontes Barrozo
  • Júlio César Oliveira Chaves Filho, Maria Lídia de Farias Araújo, Edimara Arcanjo Cisne, Mariana Ribeiro Pinto
  • Rodrigo da Silva Maia

Resumo

O Programa de Educação Tutorial de Psicologia do campus de Sobral tem como premissa a promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão comprometidas com o desenvolvimento pessoal e profissional dos discentes do curso e com ações que promovam autonomia, cidadania e empoderamento das comunidades vinculadas ao programa. Em março de 2020 fora decretado estado de calamidade pública devido a pandemia do COVID-19, o que acarretou na necessidade de suspensão das atividades presenciais do programa. Diante disso, o Programa adotou a execução de atividades remotas. Dentre as atividades desenvolvidas, o PET promoveu a ação intitulada “Grupo de Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental - GETCC”. Este resumo tem o objetivo de apresentar um relato de experiência sobre a atividade supracitada. O GETCC utilizou como metodologia o mentoring, que tem sido bastante utilizada para potencializar a aprendizagem colaborativa. Ela visa orientar a discussão dos temas estudados e na sistematização dos conhecimentos adquiridos. O GETCC contou com 45 inscritos, sendo destes 2 psicólogos e 43 estudantes de psicologia, dentre estes 15 advindos de Instituições de ensino privada do município de Sobral-CE e os demais da própria UFC. O GETCC ocorreu no semestre de 2020.1 e realizou 6 encontros, os quais versaram sobre: introdução aos princípios da abordagem cognitivo-comportamental, história da TCC, a importância da relação terapêutica, entrevista inicial na abordagem cognitivo-comportamental e técnicas da TCC. Os estudantes avaliaram a atividade, assinalando a importância e qualidade da proposta, resultando na opção pela continuidade da atividade no semestre de 2020.2, com o aprofundamento na temática das Técnicas Cognitivos-Comportamentais para uso no ambiente clínico-psicoterápico. Conclui-se que a ação preenche uma lacuna à formação dos participantes e introduz os participantes a esta abordagem psicológica, a qual apresenta dados relevantes de eficiência, eficácia e efetividade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Encontro de Programas de Educação Tutorial